Prof. Dr. Dário Santuchi — Médico, Mestre em Ciências da Saúde
A estrutura e a profundidade do material original foram preservadas. A auditoria científica identificou um ponto que exigiu atualização substancial na terapia de segunda linha, além de confirmar a robustez do restante do conteúdo.
Achado principal: a segunda linha não é mais só Fenitoína. O material original apresentava a Fenitoína (Hidantal) como a única opção de impregnação anticonvulsivante de segunda linha. O ensaio clínico randomizado ESETT (Kapur et al., 2019, New England Journal of Medicine, PMID 31774955), com 384 pacientes, comparou diretamente levetiracetam, fosfenitoína e valproato de sódio no estado de mal-epiléptico refratário a benzodiazepínico e encontrou eficácia estatisticamente equivalente entre os três (cessação da crise e melhora do nível de consciência em cerca de 45-47% dos pacientes em todos os grupos, sem diferença significativa de segurança). Isso confirmou, com evidência de nível I, o que a diretriz da American Epilepsy Society já sinalizava em 2016 (Glauser et al., 2016, Epilepsy Currents, PMID 26900382): levetiracetam, fosfenitoína/fenitoína e valproato de sódio são consideradas opções de segunda linha com nível de evidência equivalente, e a escolha entre elas deve considerar o perfil do paciente (comorbidades, via de acesso, risco de arritmia ou hipotensão), não uma hierarquia fixa de eficácia.
Mantivemos a Fenitoína como a droga descrita em detalhe no material original (já que é amplamente disponível e historicamente consagrada no Brasil), mas acrescentamos o levetiracetam e o valproato como alternativas com igual respaldo científico, com suas respectivas doses.
A definição operacional de 5 minutos, o protocolo de primeira linha com benzodiazepínicos, a lógica do EME refratário, a investigação laboratorial e de imagem, e os alertas sobre succinilcolina e desmame de sedação foram confirmados como consistentes com a literatura atual e mantidos como no material original.
A transição da definição de EME reflete a urgência da neuroproteção. Historicamente, a definição biológica baseava-se em 30 minutos de atividade convulsiva contínua ou crises repetidas sem recuperação da consciência, o limiar teórico para lesão cerebral permanente. No entanto, para o médico na linha de frente, este tempo é proibitivo.
A definição operacional (regra dos 5 minutos): conduta mandatória: qualquer crise convulsiva que dure mais de 5 minutos deve ser tratada como Estado de Mal-Epiléptico. Após este marco, a probabilidade de cessação espontânea é mínima e o risco de refratariedade farmacológica aumenta exponencialmente. Não espere: 5 minutos é o divisor de águas para a intervenção clínica.
O erro a evitar é ignorar a atividade elétrica persistente no cérebro após o término dos abalos motores. O EME Não-Convulsivo (EME-NC) é uma ameaça silenciosa e frequente.
| Características | EME Convulsivo | EME Não-Convulsivo (EME-NC) |
|---|---|---|
| Manifestação principal | Crise generalizada tônico-clônica (forma mais comum) | Alteração do estado mental, confusão profunda ou coma |
| Prevalência | Apresentação inicial ruidosa e clássica | Representa 20% a 25% de todos os casos de EME |
| Achado em coma | Frequentemente o estágio que precede o coma | Identificado em 8% dos pacientes em coma inexplicado |
| Persistência | Alvo inicial do tratamento motor | Persiste em 14% dos casos após uma crise generalizada aparente |
| Impacto clínico | Risco imediato de hipóxia e trauma | Morbidade de 39% e mortalidade de 18% |
Independentemente da apresentação, o manejo imediato segue uma lógica de priorização vital e suporte hemodinâmico rigoroso.
O objetivo é a estabilização “ABC” e a interrupção da crise com as drogas de ação mais rápida.
| Medicamento | Dose recomendada | Observações |
|---|---|---|
| Lorazepam | 0,1 mg/kg IV | Primeira escolha absoluta. Bolus de 2 a 4 mg; pode-se repetir se necessário |
| Diazepam | 0,15 mg/kg IV | Bolus de 10 mg; repetir se necessário até o máximo de 30 mg |
| Midazolam | 15 mg IM | Utilizado apenas se não houver acesso venoso disponível |
Se a crise persistir após a dose máxima de benzodiazepínicos, progrida imediatamente para a segunda linha sem hesitação.
Se a crise não cessar ou se a etiologia não for rapidamente reversível, inicia-se a impregnação com anticonvulsivante de longa duração.
⚠️ O que mudou: equipoise entre as três opções
O ESETT (Kapur et al., 2019, PMID 31774955) comparou diretamente levetiracetam, fosfenitoína e valproato de sódio em EME refratário a benzodiazepínico e não encontrou diferença estatisticamente significativa de eficácia ou segurança entre eles. A escolha entre as três deve considerar o perfil individual do paciente, não uma hierarquia de eficácia.
Fenitoína (Hidantal): dose de ataque de 20 mg/kg IV (reduzir para 15 mg/kg em idosos). Diluir obrigatoriamente em 250 ml de Soro Fisiológico 0,9%. Velocidade ≤ 50 mg/min, para evitar arritmias e hipotensão. Numericamente, o ESETT observou mais episódios de hipotensão e necessidade de intubação no grupo fosfenitoína/fenitoína em comparação aos outros braços, embora a diferença não tenha sido estatisticamente significativa.
Levetiracetam: dose de ataque de 60 mg/kg IV (máximo de 4.500 mg), infundida em 15 minutos. Vantagem prática: menor risco de hipotensão e arritmia, sem necessidade de monitorização cardíaca contínua durante a infusão, o que facilita seu uso em pacientes cardiopatas ou hemodinamicamente instáveis.
Valproato de sódio: dose de ataque de 40 mg/kg IV (máximo de 3.000 mg), infundida em 10 minutos. Deve ser evitado em pacientes com hepatopatia conhecida, suspeita de doença mitocondrial ou gestantes, pelo perfil de toxicidade hepática e teratogenicidade.
Define-se quando a crise persiste após a primeira e a segunda linhas. Nesta fase, a intubação orotraqueal é mandatória.
A investigação deve ser simultânea ao tratamento, nunca atrasando as drogas anticonvulsivantes.
KAPUR, Jaideep et al. Randomized trial of three anticonvulsant medications for status epilepticus. New England Journal of Medicine, v. 381, n. 22, p. 2103-2113, 2019. PMID: 31774955. DOI: 10.1056/NEJMoa1905795.
GLAUSER, Tracy et al. Evidence-based guideline: treatment of convulsive status epilepticus in children and adults: report of the Guideline Committee of the American Epilepsy Society. Epilepsy Currents, v. 16, n. 1, p. 48-61, 2016. PMID: 26900382.
LOWENSTEIN, Daniel H.; ALLDREDGE, Brian K. Status epilepticus. New England Journal of Medicine, v. 338, p. 970-976, 1998.
MARIK, Paul E.; VARON, Joseph. The management of status epilepticus. Chest, v. 126, p. 582-591, 2004.
MEIERKORD, Hartmut et al. EFNS guideline on the management of status epilepticus. European Journal of Neurology, v. 13, p. 445-450, 2006.
🔹 INFORME IMPORTANTE
Este conteúdo tem caráter educativo e informativo e não substitui uma consulta médica presencial ou por telemedicina. Cada pessoa é única e necessita de avaliação individualizada por um(a) profissional habilitado(a). Caso apresente sintomas ou dúvidas específicas sobre sua saúde, procure atendimento médico.
👨⚕️ Autor
Dr. Dário Santuchi
Médico Cardiologista e Especialista em Clínica Médica
Mestre em Ciências da Saúde
CRM-ES 11491 • RQE 10191 • RQE 13520
www.dariosantuchi.com.br
@santuchi.dario
© Dr. Dário Santuchi — Cardiologia & Clínica Médica CRM-ES 11491 | RQE 10191 / 13520 Todos os direitos reservados.
Seja o primeiro a comentar