Entresto + Dapaglifozina (Forxiga) + Espironolactona = melhora o Coração.

Entresto + Dapaglifozina (Forxiga) + Espironolactona = Ajuda muito o Coração. ( melhora a Insuficiência Cardíaca)

 

Mais sobrevida na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida

A insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFEr) é a via final da maioria das doenças cardíacas e cardiovasculares. Trata-se de uma doença sem cura que a abrevia a vida. Entretanto muito se descobriu sobre a fisiopatologia da doença nos últimos anos e tratamentos promissores mudaram e continuam mudando os desfechos na ICFEr.

Mais recentemente o inibidor da neprelisina sacubitril associado a valsartana, o inibidor dos receptores SGLT2, dapaglifozina, e o antagonista mineralocorticoide espironolactona mostraram reduzir a mortalidade da doença além da redução já vista com a terapia convencional com BRA/IECA e betabloqueadores. Porém esses medicamentos foram testados em contextos diferentes, muita das vezes separadamente um do outro, tendo seu benefício medido de forma isolada.

Estudo comparativo dos tratamentos

Um estudo utilizou três grandes ensaios (DAPA-HP, EMPHASIS-HF, PARADIGM-HF) e comparou o tratamento de forma indireta das novas terapias em relação ao tratamento convencional. O desfecho primário era morte cardiovascular ou a primeira internação por insuficiência cardíaca. Foram ainda avaliados os desfechos individuais e todas as causas de mortalidade.

Resultados

O resultado foi surpreendente, a estimativa é que o novo tratamento aumente em 2,7 anos para pacientes com 80 anos ou mais, e 8,3 anos para pacientes com 55 anos ou mais, o tempo de vida livre de morte cardiovascular ou internação por ICFEr. Além disso a sobrevida geral foi aumentada em 1,4 anos para pacientes com 80 anos ou mais, e 6,3 anos para pacientes com 55 anos ou mais em comparação ao tratamento convencional.

Conclusão

Apesar de se tratar de uma estimativa, o estudo enfatiza a importância da utilização das novas terapias em conjunto como um grande benefício adicional a terapia convencional na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, dando respaldo para a realização de grandes estudos para avaliação direta e até mesmo para o uso na prática clínica diária dessas medicações. É importante frisar que a acessibilidade aos medicamentos e o custo da cesta de medicamentos não foram avaliados no estudo, mas podem impactar na aderência terapêutica.

Referências bibliográficas:

  • Vaduganathan M, Claggett BL, Jhund PS, et al. Estimating lifetime benefits of comprehensive disease-modifying pharmacological therapies in patients with heart failure with reduced ejection fraction: a comparative analysis of three randomised controlled trials. Lancet. 2020;396:121.

Conteúdo disponibilizado por PEBMED.

Sobre Dario Santuchi MD,MSc Cardiologista 476 Artigos
Médico Cardiologista com Mestrado em Ciências da Saúde, Medicina e Biomedicina, Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia capitulo Espirito Santo biênio 20/21 e atualmente é Diretor do Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cardiologia do Hospital Rio Doce em Linhares, Espirito Santo. CRM-ES 11491 RQE 10191 / 13520.

16 Comentário

  1. Meu pai começou o tratamento com Entresto + Espironolactona + Concor, as menores dozes.
    Esse tratamento eh plausível? Não tem contraindicações de interações medicamentosas?
    Foi passado pela cardiologista, mas gosto sempre de ter hma segunda opinião.
    Observação eh que os batimentos dele as vezes são bem baixos… fica entre 45 a 55.

    • Olá,
      É plausível sim, entretanto, há contraindicações sim, assim como qualquer medicação ou qualquer coisa neste mundo tem suas indicações e suas contra indicações. A titulo de exemplo até agua tem suas contra indicações, se tenho um paciente com insuficiência cardíaca avançada tenho contra indicação a líquidos.
      No que se refere a frequência cardíaca o que as diretrizes mundiais nos guiam é que a FC ( Frequência Cardíaca ou Batimentos cardíacos por minuto) devem ficar na insuficiência cárdica menor que 60 e superior a 45-50, entretanto, na medicina nem sempre e nem nunca, pode haver situações onde o paciente tenha sintomas então, o ideal é um acompanhamento médico de perto bem próximo ao seu cardiologista costumamos dizer que quem tem insuficiência cardíaca tem que casar com seu cardiologista e viverão juntos para sempre.
      Espero ter respondido sua questão, um grande abraço e qualquer duvida estou de prontidão.
      Obrigado!

  2. Gostaria de saber se quem NÃO tem problemas cardíacos pode usar o medicamento Forxiga, no caso o paciente é diabético (tipo 2).

    Obrigada

  3. Olá quero saber se a associação do entresto+forxinga+espinorolactona é boa pra quem tem insuficiência cardíaca?

  4. Boa noite, tenho Miocardiopatia dilatada, tiver que colocar CDI , tomo os seguintes medicamentos, Concor 10mg, Entresto a dosagem mais forte, Espinorolactona , Forxiga e agora amidorana, porém não me sinto bem coma estas medicações.

    • Olá,
      Deve acompanhar de perto com seu médico assistente,
      A insuficiência cardíaca requer acompanhamento próximo do médico cardiologista para entender o por que não se sente bem, muitas vezes, pode ser relacionado a pressão arterial que está baixa e o simples reajuste das doses pode resolver.
      Grande abraço e obrigado por participar.

  5. Meu pai tem insuficiência cardíaca e fui a um segundo cardiologista para ter certeza das medicações.

    Ele estava tomando:
    Venzer 16 1 cp ao dia + carvedilol 12,5 2 cp ao dia + furosemida + forxiga.

    O segundo cardio mudou para:

    Entresto 100mg 2 cp ao dia + cronocor 12.5 2 cp ao dia + forxiga (meu pai pediu p tirar o diurético)
    Qual sua opinião doutor? Estou sem saber o que fazer

      • Dr Dario
        Excelente seria a prescrição entresto 100 + cronocor 12.5 + forxiga 10 ?
        Não entendi sobre o Cronocor, o medico prescreveu 12.5, o senhor disse Concor 2.5.

          • Entendi doutor!!
            Confirmando vai ficar :
            Entresto 100 2x + cronocor 12.5 2x + forxiga 10 1x, conforme o segundo medico que consultamos sugeriu ao invés do venzer (candesartana).
            Certo?
            Muito obrigada!!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*