“ Depressão – 5 hábitos que ajudam a evitar a doença”

Você conhece alguém que tem ou já teve depressão? Ou você mesmo, já passou ou passa por ela? A depressão é uma doença psiquiátrica que, infelizmente, tem sido cada vez mais comum. Seus principais sintomas são, por exemplo: um quadro de tristeza profunda, dificuldade em se motivar com atividades que antes eram prazerosas, cansaço e fadiga, falta ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, angústia, sensação de impotência ou incapacidade e dificuldade de concentração.

Separamos algumas dicas que, se adotadas, podem evitar a doença e auxiliar no tratamento de quem está passando por ela:

Mudança de pensamento: a depressão é frequentemente confundida com “preguiça”, “frescura” ou falta de motivação. Entender que a depressão é uma doença que requer tratamento psiquiátrico e acompanhamento psicológico rompe com a resistência em procurar ajuda e falar sobre a doença.

Exercícios físicos: a atividade física libera hormônios, como a endorfina, que provocam a sensação de bem-estar e prazer. O recomendado é que se tenha uma rotina de atividades físicas de, pelo menos, três vezes na semana.

Alimentação saudável: ter uma alimentação balanceada, rica em grãos integrais, frutas e vegetais, assim como faz bem para o nosso corpo, também faz bem para a nossa saúde mental.

Acompanhamento médico e psicológico: a depressão é uma doença psiquiátrica e precisa que o acompanhamento médico e psicológico aconteça de forma conjunta, para que a pessoa com depressão possa receber o devido tratamento.

Não lute sozinho: ter um grupo de apoio, como familiares e amigos próximos e de confiança, é muito importante durante o tratamento da doença, para que pessoa com depressão possa se abrir. Além disso, buscar terapias alternativas, como a meditação, também trazem muitos benefícios.

Sobre Dario Santuchi MD,MSc Cardiologista 476 Artigos
Médico Cardiologista com Mestrado em Ciências da Saúde, Medicina e Biomedicina, Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia capitulo Espirito Santo biênio 20/21 e atualmente é Diretor do Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cardiologia do Hospital Rio Doce em Linhares, Espirito Santo. CRM-ES 11491 RQE 10191 / 13520.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*