Cigarro e infarto

–  Estudos confirmaram que parar de fumar após ter um infarto, tem a mesma importância que os remédios, o cateterismo (stent) e cirurgia cardiaca (Pontes Safenas) . Os pacientes que continuaram a fumar após um infarto apresentaram um risco de morte 5 vezes maior do que aqueles que pararam de fumar. Não tem conversa tem que parar com fumo.

oque-deve-fazer

Você deve parar de fumar e evitar a exposição ao meio ambiente do consumo do tabaco no trabalho e no lar . Se você não conseguir sozinho, seu médico vai acompanhar e encaminhar  a programas específicos, prescrever remédios incluindo reposição de nicotina entre outras terapias, para juntos superar este grande problema.

O tratamento com medicações:

  • Reposição de nicotina visa minimizar os sintomas associados à retirada do cigarro. Existem, no mercado, várias apresentações, que incluem goma de mascar, adesivos trans dérmicos, spray nasal, inaladores e tabletes. Quem vai avaliar qual a dosagem e o método é seu médico.

 

  • A bupropiona, um agente ansiolítico . que ajuda nos sintomas ansiosos, sua associação com reposição de nicotina tem excelentes resultados. Com relação ao uso do medicamento devemos evitar a administração noturna para minimizar o risco de insônia. Outras reações adversas que podem acontecer  são : boca seca, constipação intestinal, dor na barriga e tontura.  Caso ocorra comunique seu médico.

 

  • A vareniclina, é um agonista parcial do receptor nicotínico neuronal central, receptor com atividade agonista parcial da nicotina, produzindo alguns efeitos da nicotina e reduzindo os sintomas de privação do cigarro. A vareniclina é utilizada em um período inicial de 12 semanas. Os pacientes podem continuar o tratamento por um período adicional de 12 semanas, aumentando, dessa maneira, as chances de sucesso de abandono, além de reduzirem os episódios de abstinência a longo prazo. O efeito colateral mais frequente com o uso da vareniclina é a náusea (30% dos pacientes). Esse efeito é minimizado ingerindo a medicação após refeições e com um copo de água.

Familiares e membros que moram na mesma casa devem também ser encorajados a participar de programas com vistas à cessação do tabagismo reforçando o esforço do paciente, além de diminuir o risco do fumo passivo

Abaixo uma série de videos sobre tabagismo, cigarro, VAPE (cigarro eletrônico) .

Sobre Dario Santuchi MD,MSc Cardiologista 476 Artigos
Médico Cardiologista com Mestrado em Ciências da Saúde, Medicina e Biomedicina, Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia capitulo Espirito Santo biênio 20/21 e atualmente é Diretor do Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cardiologia do Hospital Rio Doce em Linhares, Espirito Santo. CRM-ES 11491 RQE 10191 / 13520.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*