Atividade física, exercício físico e pressão alta
Atividade física/Exercício físico ( Existe diferenças)
Atividade física refere-se a qualquer movimento corporal que aumente o gasto energético, o que inclui andar na rua, subir escada, fazer trabalhos físicos domésticos, fazer práticas físicas de lazer. O termo exercício físico refere-se à atividade física realizada de forma estruturada, organizada e com objetivo específico. Além disso, o comportamento sedentário, medido pelo tempo sentado, também tem implicações na saúde.
Inatividade/atividade física
Quem não se exercita morre mais cedo. A sobrevivência é menor em pessoas que passam a maior parte do tempo sentadas do que naquelas que passam pouco tempo sentadas. A pressão é maior naqueles em que ficam mais tempo sentado ou mais tempo vendo televisão . A prática regular de atividade física pode ser benéfica tanto na prevenção quanto no tratamento da pressão, reduzindo ainda as outras doenças e a chance de morrer por doença do coração. Indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver hipertensão que os sedentários e o aumento da atividade física diária reduz a pressão. Procure o médico se sentir algum desconforto durante a execução de qualquer atividade física.
Recomenda-se a redução do tempo sentado, levantando-se por pelo menos 5 min a cada 30 min sentado. Está assistindo televisão ou no trabalho, levante-se e fique em pé ou se puder ande um pouco.
Exercícios físicos
Exercícios aeróbicos
O treinamento aeróbico reduz pressão em pré- hipertensos e hipertensos. Ele também reduz a pressão de vigília de hipertensos e diminui a pressão em situações de estresse físico, mental e psicológico. O treinamento aeróbico é recomendado como forma preferencial de exercício para a prevenção e o tratamento da pressão.
- Andar
- Correr
- Nardar
- Pedalar
- Dançar
Exercícios resistidos dinâmicos e estáticos
O treinamento resistido dinâmico ou isotônico (contração de segmentos corporais localizados com movimento articular) reduz a reduz a pressão de pré-hipertensos, mas não tem efeito em hipertensos. O treinamento resistido estático ou isométrico (contração de segmentos corporais localizados sem movimento articular) reduz a pressao de hipertensos, mas os estudos utilizam massas musculares pequenas, havendo necessidade de mais informação antes de sua recomendação.
Fazer, no mínimo, 30 min/dia de atividade física moderada, de forma contínua (1 x 30 min) ou acumulada (2 x 15 min ou 3 x 10 min) em 5 a 7 dias da semana.
- ANDAR
- CORRER.
- DANÇAR
- NADAR
- PEDALAR
Cuidados -> Quando procurar seu médico antes das atividades físicas?.
- Pressão Alta superior a 160 x 100 .
- Diabetes.
- Qualquer doença do coração.
- Outras doenças importantes.
Além disso, todo hipertenso que for se engajar em esportes competitivos ou exercícios de alta performance deve fazer uma avaliação médica completa.
Não acredite em tudo o que você lê na internet sobre alimentação e doenças procure seu médico confie nele essa responsabilidade para a orientação correta e sendo assim você não gastará dinheiro com alimentos e remédios de alto custo financeiro que não servem para nada.
Passo 2 – Alimentação e Pressão alta ( hipertensão) Passo 4 – Parar de fumar e a pressão arterial
- As informações apresentadas aqui são para fins informativos e educacionais, e não devem ser consideradas como aconselhamento médico. Não substitui a orientação personalizada de profissionais de saúde. Portanto, é fundamental consultar o seu médico para uma avaliação adequada, diagnostico, orientações e tratamento.
Dr. Dário Santuchi
Médico (CRM-ES 11491), Especialista em Clinica Médica e Cardiologia (RQE 10191 / 13520), Mestrado em Ciências da Saúde é Diretor do LMC – Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cadeira de Cardiologia do Fundação Beneficente Rio Doce