O que é estenose mitral?

Estenose Mitral

O que é Valva mitral?

É um componente do coração posicionado entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, funciona como uma porta de direção única de aproximadamente 4 a 6 cm2. De maneira simples e didática esse componente tem a função de deixar o sangue fluir do átrio para o ventrículo esquerdo e logo em seguinda evitando o seu retorno para o atrio e os pulmões. A porta (valva) abre o sangue passa e a valva  fecha com intuito de não deixar o sangue retornar para o átrio esquerdo.

A estenose é o estreitamento, a restrição a abertura da porta, ou seja a restrição da abertura da valva mitral. Quando esta área é reduzida números inferiores a 2 cm2, o organismo começa a ter repercussões.

Valvamitral

O que é Estenose mitral?

A estenose é o estreitamento, a restrição a abertura da porta, ou seja, a restrição da abertura da valva mitral. Quando esta área é reduzida a números inferiores a 2 cm2, o organismo começa a ter repercussões.

O que causa Estenose mitral?

Existem várias doenças que podem causar Estenose mitral mas, no Brasil a causa mais comum é a Febre Reumática responsável por 95% dos casos. Outras causas como doenças congênitas (<1%), Valvulites ( Lupus, Artrite reumatoide, doença de Fabry) , Síndrome carcinoide e terapia com metisergida também são descritos.

Quem tem Estenose mitral sente o que?

O mais comum é falta de ar ( Dispneia) que pode ser desencadeado por exercício físico ou em casos mais avançados em repouso. Pode ocorrer também palpitações, escarro sanguinolento, dor no peito, rouquidão e em casos mais raros dificuldade em engolir alimentos (disfagia). É uma causa de sopro no coração.

Quais os exames são realizados na investigação?

A sugestão do diagnóstico se da pelo exame clínico do médico associada a eletrocardiograma e rx de tórax e é confirmado  através do ecocardiograma.Pode ser  necessário  uso  de  ecocardiograma  transesofagico,  cateterismo  ou  teste  ergométricoecocardiograma

Existe tratamento com remédios?

O tratamento da estenose mitral importante é cirúrgico, porem, enquanto aguarda o ato cirúrgico quando indicado, o paciente em geral é instruído por seu cardiologista a realizar profilaxia secundaria da febre reumática ( quando esta é a causa) com uso de penicilina benzatina de 21 em 21 dias e também a profilaxia para endocardite infecciosa, está ultima é de extrema importância pois, e a principal maneira de evitar a endocardite é o acompanhamento regular com o dentista. Se o paciente desenvolver arritmias pode ser necessário medicamentos.

Qual o tratamento cirúrgico?

A Cirurgia está indicado em geral em pacientes com estenose mitral importante com sintomas, e existem atualmente a valvotomia mitral percutânea por cateter balão (VMP) que é o tratamento de escolha, a comissurotomia e a troca valvar mitral.

O que é Valvotomia mitral percutânea por cateter balão?

É um procedimento parecido com cataterismo cardiaco , que é mais simples que a cirurgia de peito aberto. É realizado uma punção na veia da perna, introduzido um cateter que chega ao coração e desobstrui a estenose, de maneira didatica ele concerta a porta que tinha dificuldades em abrir.

Onde é feito Valvotomia mitral por cateter balão?

Em Linhares -Es é realizado no Hospital Rio Doce em conjunto com a Unicor.

Comissurotomia e troca valvar mitral?

Quando não é possível ou está contra indicado a valvotomia mitral por cateter balão a medicina dispõe de duas técnicas cirúrgicas em que há a necessidade de esternotomia ( Abrir o peito). A Comissurotomia (Fig1) é o ato de corrigir a válvula mitral e a troca valvar mitral (Fig2) que é a troca de todo aparado valvar por uma prótese.

comissurotomia

Onde é feito Comissurotomia ou troca valvar mitral?

Tambem é realizado no Hospital Rio Doce 

Este post tem carater informativo, qualquer duvida entre em contato conosco e o mais importante tire suas duvidas com o seu médico, cada caso é individualizado.

Sobre Dario Santuchi MD,MSc Cardiologista 495 Artigos
Médico Cardiologista com Mestrado em Ciências da Saúde, Medicina e Biomedicina, Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia capitulo Espirito Santo biênio 20/21 e atualmente é Diretor do Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cardiologia do Hospital Rio Doce em Linhares, Espirito Santo. CRM-ES 11491 RQE 10191 / 13520.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*