Estudo sugere: Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é superior a treinamento contínuo de moderada intensidade (MICT) na reabilitação cardíaca.
Olá, para uma compreensão completa deste artigo acredito que alguns conceitos devam ser absorvidos , e por isso, segue a estrutura deste texto e a maneira como será abordado :
- O que é FC (frequência cardíaca), frequência máxima e FC de treino?
- O que é VO2?
- O que e HIIT (Treino intervalado de alta intensidade) ?
- O que é MICT (treinamento contínuo de moderada intensidade ) ?
- O estudo
- Nosso comentário
-
O que é FC (frequência cardíaca), frequência máxima e FC de treino?
- Frequência cardíaca é a quantidade de batimentos do coração por minuto.
- FC máxima: deve ser obtida num teste ergométrico máximo feito em uso dos medicamentos regulares ou pelo cálculo da FC máxima prevista pela idade (220 – idade). Essa última não pode ser usada em hipertensos com cardiopatias ou em uso de medicações que alteram a frequência do coração como betabloqueadores (Carvedilol, metoprolol e etc…) ou bloqueadores de canais de cálcio (Verapamil, diltiazem e etc…) não di-idropiridínicos.
- Frequência de treino é a faixa de frequência cardíaca que queremos atingir durante o exercício físico programado, que deve ser individualizado e é calculada em porcentagens. Essa variável é que instituirá a FC que será atingida durante o exercício proposto ( HIIT ou MICT )
2. O que é VO2?
Consumo de Oxigênio VO2 (volume de oxigênio): capacidade de captar, de transportar e de utilizar oxigênio.
VO2 pico: consumo máximo de oxigênio atingido antes de haver estabilização da quantidade de oxigênio captado.
3. O que é HIIT: Treino intervalado de alta intensidade?
É uma abordagem de exercício físico que envolve sessões repetidas de rotinas de treino de alta intensidade, seguidas de tempos de recuperação variados.
- O que é sessão de treino de alta intensidade?
Alta intensidade significa que sua frequência cardíaca atingirá de 85% a 100% da faixa máxima durante o treino.
- O que é Tempo de recuperação?
Durante o período de descanso, sua frequência cardíaca deve ficar entre 40% e 50% da faixa máxima.
4. O que é treinamento contínuo de moderada intensidade (MICT) ?
É uma abordagem de exercício físico que envolve sessões continuas de rotinas de treino de moderada intensidade, geralmente limite inferior de 50% e superior de 80% da FC cardíaca.
5. O estudo:
Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) versus treinamento contínuo de moderada intensidade (MICT) na reabilitação cardíaca.
Uma revisão sistemática e meta-análise de estudos randomizados controlados com bases de dados internacionais relevantes até julho de 2017 comparou mudanças na aptidão física e cardiorrespiratória resultantes das intervenções HIIT e MICT.
Avaliados dezessete estudos envolvendo 953 participantes (465 para HIIT e 488 para MICT). Os estudos incluíram pacientes com doença arterial coronariana (DAC) diagnosticada (infarto do miocárdio, revascularização percutânea ou cirúrgica) submetidos à intervenção HIIT (≥ 85% V̇O2 pico ou ≥85% reserva cardíaca ou ≥90% frequência cardíaca máxima) versus MICT (50-75% V̇O2 pico ou 50-75% reserva cardíaca ou 50-80% frequência cardíaca máxima), em ambiente ambulatorial com duração entre 4 e 12 semanas. Foram excluídos os pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (FE< 40%).
As conclusões apoiaram a hipótese de que HIIT melhora a aptidão cardiorrespiratória em maior medida que o MICT. HIIT foi significativamente superior que MICT na melhoria do V̇O2 pico para intervenções de até seis semanas (HIIT SMD 0,34mL/Kg/min versus MICT SMD 0,19mL/Kg/min).
6. Nossos COMENTÁRIOS:
As conclusões apoiaram a hipótese de que HIIT melhora a aptidão cardiorrespiratória em comparação com o MICT. HIIT foi significativamente superior que MICT na melhoria do V̇O2 pico para intervenções de até seis semanas .
A reabilitação cardíaca é uma importante ferramenta para prevenção secundária ( previnir infarto, avc entre outras doenças em quem já teve) e deve garantir que a intervenção resulte em melhorias significativas na aptidão cardiorrespiratória dos participantes, isso porque para cada MET (O equivalente metabólico , múltiplo da taxa metabólica basal, equivale à energia suficiente para um indivíduo se manter em repouso, representado na literatura pelo consumo de oxigênio (VO2) de aproximadamente 3,5 ml/kg/min) alcançado há 8-17% de redução da mortalidade por todas as causas e também melhora do prognóstico.
Outra avaliação importante foi que o HIIT mostrou melhora , na função contrátil do coração, sensibilidade à insulina, regulação da glicemia, circunferência abdominal, melhor que MICT, todos os fatores de risco importantes na Doença das artérias do coração.
A revisão incluiu o maior número de estudos e participantes até a data e confirmou os resultados anteriores. Ressaltamos aqui a importância da consulta com seu cardiologista para orientação quanto ao exercício físico ideal, assim como a intensidade do exercício, cada pessoa tem suas individualidades que devem ser avaliadas por seu médico assistente.
Referências :
- “High-intensity interval training versus moderate- intensity continuous training within cardiac rehabilitation: a systematic review and meta-analysis”
doi: 10.2147/OAJSM.S150596 - Malachias MVB, Souza WKSB, Plavnik FL, Rodrigues CIS, Brandão AA, Neves MFT, et al. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol 2016; 107(3Supl.3):1-83
Tag:HIIT, MICT, Reabilitação Cardiaca