Aula 11 – Cerebelo

O cerebelo consiste em dois hemisférios, conectados na parte central pelo verme do cerebelo, com substância cinzenta (neurônios) na superfície, semelhante ao córtex cerebral. Os núcleos profundos também estão incrustados na substância cinzenta, que forma um padrão semelhante a uma árvore quando observada grosseiramente em uma secção. O cerebelo está situado sobre a ponte e o bulbo, estando conectado ao diencéfalo e ao tronco encefálico pelos três pedúnculos cerebelares:
- Superior (conecta ao diencéfalo): fibras aferentes e eferentes, com conexões com o tálamo e, em seguida, com o córtex motor cerebral
- Médio (conecta a ponte): somente fibras aferentes a partir da ponte para o cerebelo, conduzindo informações sobre as atividades motoras voluntárias iniciadas pelo córtex.
- Inferior (conecta o bulbo): fibras aferentes e eferentes, com informações sensitivas (proprioceptivas) a partir do corpo e do sistema vestibular.
Três lobos anatômicos do cerebelo
- Lobo Anterior
- Lobo Posterior.
- Lobo Flóculo-nodular.
Funcionalmente, o cerebelo está organizado em um modo vertical, de forma que cada hemisfério contém três zonas funcionais. Três zonas funcionais do cerebelo:
- Hemisfério lateral: planejamento dos movimentos
- Zona paraverme (intermédia): ajusta os movimentos dos membros
- Verme do cerebelo (na linha mediana): ajustamento da postura e movimentos dos olhos
Cada uma dessas divisões funcionais está associada aos núcleos profundos específicos.
Funcionalmente, os núcleos profundos do cerebelo fornecem o ajustamento da direção, sob o qual está superposto o ajustamento refinado fornecido pelo córtex cerebelar. Geralmente, as funções do cerebelo são:
- Regular os músculos posturais do corpo para manter o equilíbrio e os movimentos estereotipados associados à locomoção
- Ajustar os movimentos dos membros, iniciados pelo córtex motor cerebral
- Participar no planejamento e na programação dos movimentos voluntários, aprendidos e rápidos
- Ter um papel no movimento dos olhos
- Ter um papel na cognição


# A malnutrição, muitas vezes associada ao alcoolismo crônico, pode levar à degeneração do córtex cerebelar, frequentemente começando pela região anterior (síndrome do lobo anterior). Um modo de andar descoordenado ou desconcertante pode ocorrer – conhecido como ataxia.
O dano do hemisfério lateral provoca ataxia nas mãos e nos pés e tem a possibilidade de afetar também a fala.
O nódulo do lóbulo flóculo-nodular está situado sobre o quarto ventrículo, onde tumores denominados meduloblastomas que surgem do teto do ventrículo podem colidir com o nódulo e afetar o equilíbrio, às vezes acompanhado por problemas associados aos movimentos dos olhos.