Aula 6 Pâncreas Endócrino
O componente endócrino do pâncreas é representado por grupos de ilhotas de células (ilhotas pancreáticas), uma população heterogênea de células responsáveis pela elaboração e secreção primariamente de (vários outros hormônios também são elaborados pelas ilhotas em menor extensão):
- Glucagon: secretado pelas células alfa
- Insulina: secretada pelas células beta
- Somatostatina (SS): secretada pelas células delta
O glucagon é um hormônio de mobilização de combustível que atua no fígado para quebrar o glicogênio e estimular a gliconeogênese a partir de aminoácidos. Isso resulta em um aumento na concentração da glicose sanguínea. O glucagon também atua no tecido adiposo estimulando a lipólise e a liberação de ácidos graxos. O efeito líquido do glucagon é que os níveis de glicose, ácidos graxos e cetoácidos aumentam na
corrente sanguínea.
A insulina é um hormônio de armazenamento de combustível. A secreção de insulina é elevada na presença de um aumento nos níveis de glicose plasmática, especialmente após uma refeição.
Os principais combustíveis do corpo são glicose, ácidos graxos e cetoácidos (derivados do metabolismo dos ácidos graxos). A insulina estimula o transporte de glicose para dentro das células, onde ela é armazenada na forma de glicogênio (especialmente no fígado e no músculo). A insulina também estimula a síntese de tecido adiposo e inibe a lipólise. Finalmente, a insulina estimula o transporte de aminoácidos para dentro das células e o seu armazenamento como proteína. O efeito líquido é que os níveis sanguíneos de glicose e cetoácidos são diminuídos.
Pouco é conhecido sobre o papel da SS derivada do pâncreas. Ela pode inibir a liberação de várias secreções exócrinas e endócrinas do trato GI e do pâncreas, e já se sabe que ela inibe a liberação de GH.


O diabetes melito (DM) afeta aproximadamente 15 milhões de pessoas nos Estados Unidos, sendo essa percentagem provavelmente subestimada.
Existem dois tipos de DM:
• Tipo I: DM dependente de insulina, no qual a insulina está ausente ou quase ausente nas ilhotas pancreáticas por causa da destruição das ilhotas pelo sistema imunológico do corpo (doença autoimune), exigindo a administração de insulina exógena
• Tipo II: DM não dependente de insulina, no qual a insulina está presente no plasma em níveis normais ou acima do normal, mas as células-alvo são hiporresponsivas à insulina; aproximadamente 90% dos DM são da variedade do tipo IIAs complicações vasculares são responsáveis por aproximadamente 80% de todas as mortes relacionadas ao DM, e podem incluir:
• Retinopatia: microaneurismas vasculares e hemorragias nos vasos que suprem a retina
• Derrame isquêmico: trombose cerebrovascular, muitas vezes a partir de
placas que se rompem na carótida ou nos vasos do encéfalo
• Infarto do miocárdio: oclusão dos ramos arteriais coronários que suprem
o coração
• Doença renal: glomeruloesclerose dos vasos dos glomérulos renais
• Aterosclerose: formação de placa na aorta e em seus ramos principais

