Aula 12 Medula Espinal 1
A medula espinal é uma continuação direta do bulbo, estendendo-se por baixo do forame magno na base do crânio e passando através do canal vertebral formado pelas vértebras articuladas.
A medula espinal possui um diâmetro levemente grande nas regiões cervical e lombar, essa medida grande é por causa da presença aumentada de neurônios e axônios nessas regiões relacionados à inervação de um grande número de músculos nos membros superiores e inferiores. A medula espinal termina em uma região afunilada denominada cone medular, o qual está situado aproximadamente no nível das vértebras L 1–L 2
Inferiormente, a partir desse ponto, as raízes nervosas seguem para seus respectivos níveis e formam um feixe denominado cauda equina, porque ele é semelhante à cauda de um cavalo.
A medula espinal é ancorada inferiormente pelo filamento terminal, o qual está aderido ao cóccix. Os componentes da medula
espinal incluem:
- 31 pares de nervos espinais (8 pares cervicais, 12 pares torácicos, 5 pares lombares, 5 pares sacrais e 1 par coccígeo)
- Cada nervo espinal é formado pelas raízes posterior e anterior
- Os neurônios motores residem na substância cinzenta da medula espinal (corno anterior)
- Os neurônios sensitivos residem no gânglio sensitivo do nervo espinal
- Os ramos anteriores dos nervos espinais frequentemente convergem para formar plexos (uma rede entrelaçada de axônios de nervos)
O esquema típico para um nervo periférico somático (inerva a pele e o músculo esquelético) mostra um neurônio motor no corno anterior (substância cinzenta) da medula espinal enviando um axônio mielinizado através da raiz anterior e dentro de um nervo periférico, que termina em uma junção neuromuscular no musculoesquelético. Da mesma forma, um nervo terminando na pele envia um axônio sensitivo em direção à medula espinal em um nervo periférico. Assim, cada nervo periférico contém centenas ou milhares de axônios motores e sensitivos. O neurônio sensitivo é um neurônio pseudounipolar que reside em um gânglio sensitivo do nervo espinal (um gânglio na periferia é um conjunto de neurônios, da mesma forma que um núcleo que está no cérebro) e envia o seu axônio central dentro do corno posterior (substância cinzenta) da medula espinal. Em cada nível da medula espinal, a substância cinzenta é visível como um conjunto central de neurônios no formato de uma borboleta, exibindo um corno posterior e um corno anterior.