Miocardite – Uma condição onde o músculo cardíaco fica inflamado.
Hoje vamos falar sobre miocardite, uma condição do coração que envolve a inflamação do músculo cardíaco. Pode ser causado por diferentes agentes, como vírus, toxinas e até alguns medicamentos.
Os sintomas variam, desde falta de ar, fadiga até dores no peito, em casos extremos pode levar a situações mais graves, como morte súbita. A ressonância magnética é o grande aliado do médico e tem ajudado bastante no diagnóstico dessa condição.
As causas podem ser infecciosas, como os vírus cardiotrópicos (adenovírus e enterovírus), ou não infecciosas, como exposição a toxinas e certos medicamentos. Destaque para medicamentos inibidores de checkpoint ( Os inibidores checkpoints do sistema imune representam uma nova categoria de drogas que ajuda a direcionar o sistema imune para reconhecer as células alvo contra o câncer.) que merecem atenção, pois podem causar inflamações imunomediadas no coração.
Há também um componente genético em algumas formas de miocardite, e a sarcoidose, uma doença não infecciosa, também pode desencadear essa condição.
Os sintomas incluem febre, dor na garganta, dispneia e alterações gastrointestinais. O diagnóstico envolve exames como ecocardiograma, ressonância magnética e, em casos específicos, biópsia endomiocárdica.
O tratamento varia de acordo com a causa, mas em geral, medidas de suporte são essenciais, incluindo medicamentos para insuficiência cardíaca. Em alguns casos, os corticosteróides podem ser indicados.
Importante ressaltar que pacientes com miocardite devem evitar atividades físicas intensas por alguns meses. Se você tiver mais dúvidas, procure o seu medico para mais informações
Abraços,
- As informações apresentadas aqui são para fins informativos e educacionais, e não devem ser consideradas como aconselhamento médico. Não substitui a orientação personalizada de profissionais de saúde. Portanto, é fundamental consultar o seu médico para uma avaliação adequada, diagnostico, orientações e tratamento.
Dr. Dário Santuchi
Médico (CRM-ES 11491), Especialista em Clinica Médica e Cardiologia (RQE 10191 / 13520), Mestrado em Ciências da Saúde é Diretor do LMC – Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cadeira de Cardiologia do Fundação Beneficente Rio Doce