Teste Ergométrico ou Teste da esteira
O teste ergométrico avalia o coração no esforço físico . Por isso também é conhecido como teste de esforço.
O paciente é monitorizado a partir de eletrodos colocados no corpo e começa caminhando em uma esteira parecida como as de academia, que aumenta de intensidade gradativamente , é possível entender como o coração reage a uma atividade física. E também dá para notar a presença de dores no peito que não apareceriam se o coração estivesse em repouso. Com essas e outras informações, dá para, por exemplo, estimar o risco de infarto do paciente.
Para que serve o teste ergométrico
É muito utilizado tanto na prevenção como no diagnóstico de algumas doenças cardíacas. Entre as principais delas, está a doença arterial coronariana – uma formação de placas de gordura nas artérias coronárias que compromete o fluxo de sangue para o coração e provoca infarto, arritmias, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial.
Como é feito
Depende da indicação e da saúde da pessoa. O médico realiza exame físico minucioso, avaliando os pulmões, o coração e a pressão arterial. Uma breve conversa para descartar contra indicações ao exame .É um exame de fácil realização, simples, com baixa mortalidade e morbimortalidade. Inicia de acordo com protocolo empregado, e geralmente, vai aumentando a velocidade e a inclinação da esteira com dois objetivos predispostos: atingir a frequência cardíaca individualizada para cada individuo ou a exaustão do paciente. Após o protocolo escolhido é analisado todo o traçado eletrocardiográfico e avaliado as questões hemodinâmicas apresentadas no exame. É um exame que fornece muitas informações. Após uma analise minuciosa de todo o exame, é fornecido laudo com conclusão do médico. Obs: somente médicos podem realizar este exame.