Aula 1 – Sistema Digestório – Introdução e Anatomia
O sistema digestório consiste em um tubo revestido por epitélio, que começa com a cavidade oral e se estende até o canal anal, e também inclui as glândulas associadas ao trato gastrointestinal (GI), como, por exemplo:
* Glândulas salivares: três glândulas maiores e milhares de microscópicas glândulas salivares menores espalhadas por
toda a mucosa oral
* Fígado: a maior glândula no corpo
* Vesícula biliar: armazena e concentra a bile necessária para a digestão da gordura
* Pâncreas: um órgão exócrino (enzimas digestivas) e endócrino
O tubo revestido por epitélio, que é o trato GI, mede aproximadamente 8 m da boca ao canal anal, incluindo as
seguintes cavidades e estruturas viscerais:
* Cavidade oral: língua, dentes e glândulas salivares
* Faringe: subdividida em parte nasal da faringe, parte oral da faringe e parte laríngea da faringe
* Esôfago
* Estômago
* Intestino delgado: subdividido em duodeno, jejuno e íleo
* Intestino grosso: subdividido em ceco, colo ascendente, colo transverso, colo descendente, colo sigmoide, reto e canal anal
Cavidade Oral
A cavidade oral é a primeira porção do trato GI e consiste em:
• Boca (vestíbulo da boca) – estreito espaço entre os lábios ou bochechas, e os dentes ou gengivas.
• Cavidade própria da boca – inclui o palato (duro e mole), dentes, gengivas, glândulas salivares e língua.
As mucosas do palato, bochechas, língua e lábios contêm numerosas glândulas salivares menores que secretam diretamente na cavidade oral. Além disso, três pares de glândulas salivares maiores produzem a saliva para ajudar na digestão, amolecimento e deglutição (engolir) da comida.
A saliva também mantém a superfície da mucosa úmida e lubrificada para proteger contra a abrasão, controla as bactérias da boca pela secreção de lisozima, secreta cálcio e fosfato para a formação e a manutenção dos dentes, bem como secreta a amilase para começar a digestão dos carboidratos. As células acinosas serosas das glândulas salivares secretam os componentes proteicos e enzimáticos da saliva, enquanto as células acinosas mucosas secretam um muco aquoso. Finalmente, a lipase lingual, secretada pelas glândulas serosas da língua, se mistura à saliva e começa a digestão das gorduras. As glândulas salivares maiores estão resumidas a seguir.
Parótida:
Glândula serosa inervada pelo NC IX parassimpático que percorre a glândula através do nervo auriculotemporal (ramo do NC V3)
Submandibular
Glândula serosa e mucosa inervada pelo NC VII parassimpático que percorre a glândula através do nervo lingual (ramo do NC V3)
Sublingual
Glândula predominantemente mucosa inervada pelo NC VII parassimpático que percorre a glândula através do nervo lingual (ramo do NC V3)
A glândula parótida secreta a saliva através do seu ducto parotídeo. A glândula submandibular secreta a saliva através do seu ducto submandibular, e a glândula sublingual secreta a saliva através de numerosos ductos menores localizados na base anterolateral da língua. Como a saliva passa através dos ductos, a sua composição de eletrólitos é modificada de tal forma que a saliva que chega à boca é hipotônica com relação ao plasma e possui uma maior concentração de bicarbonato.
A gengivite é uma infl amação das gengivas provocada pelo acúmulo bacteriano nos vestíbulos entre os dentes e a gengiva. O desenvolvimento da placa bacteriana e do tártaro pode provocar a irritação da gengiva, que leva ao sangramento e ao inchaço, e, se não tratada, pode resultar na danificação do osso e na perda dos dentes.
1 Comments