Sentir dores no peito é normal?
Dor no Peito: Causas e Quando Procurar Ajuda
Muitas pessoas já sentiram alguma dor no peito, e nem sempre esse sintoma significa um infarto. Muitas vezes, pode estar relacionado a problemas respiratórios, excesso de gases ou até mesmo crises de ansiedade.
Quando a Dor no Peito é Preocupante?
É importante observar o momento em que a dor aparece, sua intensidade, tipo e se ela acompanha outros sintomas. A dor se torna preocupante quando é muito intensa, piora ao realizar esforços e vem acompanhada de falta de ar, enjoos, suores frios, formigamento nos braços ou dor de cabeça intensa.
Principais Causas de Dor no Peito
- Osteomuscular
- Origem nos ossos e cartilagens das costelas e músculos do peito. As dores aparecem normalmente após algum tipo de trauma na região.
- Esôfago
- Pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico e não seguem uma dieta específica podem sentir dores no peito frequentemente.
- Artérias e Veias
- Algumas artérias e veias importantes estão localizadas no tórax, como a aorta e as veias e artérias pulmonares. Agressões ou doenças nessa região podem causar fortes dores.
- Pulmões, Brônquios e Traqueia
- A tosse é uma das principais causas de dores na região do peito e pode ser decorrente de resfriados, pneumonia grave ou até um tumor.
- Coração
- O coração também pode ser responsável por dores no peito, que podem indicar doenças graves como infarto e arritmia. O diagnóstico é realizado através de exames clínicos e pelo eletrocardiograma.
Conclusão
A dor no peito pode estar atrelada a várias condições. O importante é ficar atento às características da dor e procurar ajuda profissional e médica quando necessário.
Tag:dornopeito