Prevenção do Câncer de Mama | Outubro Rosa | Diagnóstico Precoce | Histórias Reais | Saúde da Mulher

Neste episódio do “Bate-Papo das Seis”, abordamos a importância da prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa. A Dra. Josiele Cerqueira, ginecologista e mastologista, e a técnica de radiologia Isabela Majeski discutem diagnósticos e tratamentos avançados. A pedagoga Priscila Machado compartilha sua inspiradora história de superação. Descubra como o diagnóstico precoce pode salvar vidas e veja dicas essenciais para a saúde da mulher.

Primeira Parte

Apresentação: Dário Santuchi: “Sejam bem-vindos ao Bate-Papo das Seis, o seu programa de atualização e informação em saúde. Sou cardiologista e hoje vamos continuar com o tema da semana passada, o Outubro Rosa, uma campanha de prevenção do câncer de mama. Você pode nos assistir no canal 16.1 na TV aberta em todo Espírito Santo, na Rede Viva de Rádio 106.1 e em todas as plataformas de streaming, como YouTube e Facebook.”

Convidados:

  1. Isabela Majeski – Radiologista da Uniscan e empresária.
  2. Dra. Josiele Cerqueira – Ginecologista, obstetra, mastologista e ultrassonografista.
  3. Priscila Machado – Pedagoga que compartilhará sua experiência pessoal.

Introdução dos Convidados: Dário Santuchi: “Vamos começar conhecendo nossos convidados. Isabela, fale um pouco sobre seu trabalho com mamografia e seu outro projeto. Dra. Josiele, conte-nos sobre suas especialidades. Priscila, compartilhe conosco sua experiência.”


Segunda Parte

História da Priscila Machado: Priscila: “Sempre fui cuidadosa com minha saúde, mesmo sem casos de câncer de mama na família. Após meu segundo filho, em 2017, notei nódulos durante um autoexame. Marquei uma consulta e fiz uma mamografia na Uniscan. Isabela, que estava lá, percebeu algo anormal e imediatamente me encaminhou para uma ultrassonografia, onde foi detectado um tumor agressivo.”

Discussão sobre Diagnóstico e Tratamento: Dra. Josiele: “O caso da Priscila destaca a importância da mamografia diagnóstica e do rastreamento regular. Muitas vezes, a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura. A mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, ou antes, se houver fatores de alto risco.”

Isabela Majeski sobre o Processo de Mamografia: Isabela: “A mamografia é um raio X das mamas, com dois tipos de posicionamento. Realizamos o exame em menos de 10 minutos. Utilizamos técnicas que minimizam o desconforto e preparamos o ambiente para que seja o mais acolhedor possível.”


Terceira Parte

Discussão sobre Tratamentos e Procedimentos: Dário Santuchi: “Vamos falar sobre os tratamentos disponíveis. Dra. Josiele, quais são as opções de tratamento para câncer de mama?”

Dra. Josiele: “O tratamento é individualizado, podendo incluir quimioterapia, radioterapia, terapia alvo e diferentes tipos de cirurgia. A reconstrução mamária pode ser imediata ou tardia, dependendo do caso.”

Experiência de Priscila com a Reconstrução: Priscila: “Após a mastectomia, coloquei um expansor e, um ano depois, fiz a reconstrução. Foi um processo importante para minha recuperação emocional.”


Conclusão

Considerações Finais:

  • Isabela Majeski: “Não deixem de fazer a mamografia anual. É um exame rápido que pode salvar vidas.”
  • Dra. Josiele: “Aproveitem o Outubro Rosa para colocar os exames em dia.”
  • Priscila Machado: “Se cuidem, conheçam seu corpo e façam os exames preventivos.”

Dário Santuchi: “Encerramos mais um Bate-Papo das Seis. Agradecemos aos nossos convidados e a vocês, espectadores. Até a próxima quarta-feira, com mais informações sobre saúde e prevenção.”

Sobre Dario Santuchi MD,MSc Cardiologista 492 Artigos
Médico Cardiologista com Mestrado em Ciências da Saúde, Medicina e Biomedicina, Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia capitulo Espirito Santo biênio 20/21 e atualmente é Diretor do Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cardiologia do Hospital Rio Doce em Linhares, Espirito Santo. CRM-ES 11491 RQE 10191 / 13520.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*