Diabético pode comer frutas? O que é pré diabetes? Como é feito o diagnostico?
- Postado por Dario Santuchi MD,MSc Cardiologista
- Categoria Diabetes, Outras Especialidades
- Data 15/01/2024
- Comentários 0 comment
No episódio de 5 de Julho de 2023 do “Bate-Papo das Seis”, o foco foi aprofundar o entendimento sobre duas condições de saúde que preocupam muitos: obesidade e diabetes. Com as especialistas Dra. Luana Bride Pivato, endocrinologista, e Dra. Ana Carolina Ceolin, nutricionista, o programa elucidou aspectos essenciais dessas doenças, suas inter-relações e estratégias para manejo e prevenção.
Dra. Luana explicou que diabetes é marcada pelo excesso de glicose no sangue, com prevalência de cerca de 10% na população brasileira. Ela enfatizou a forte ligação entre obesidade e diabetes tipo 2, que constitui 90% dos casos. A obesidade, caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura corporal, contribui para a inflamação crônica e resistência à insulina, fatores essenciais no desenvolvimento de diabetes.
Por sua vez, Dra. Ana Carolina destacou a importância da nutrição no controle da obesidade e diabetes. Mencionou a necessidade de não apenas focar na redução de carboidratos, mas também na inclusão de fibras na dieta para controlar a carga glicêmica das refeições. Ela também desmistificou o mito sobre a proibição de frutas para diabéticos, explicando que, quando consumidas com moderação e combinadas com fontes de fibra, elas são benéficas devido aos fitoquímicos e fibras que possuem.
O programa também abordou a condição de pré-diabetes, onde já existe uma resistência inicial à insulina e um risco aumentado de desenvolvimento de diabetes. Dra. Luana esclareceu que muitos casos de diabetes são assintomáticos, e por isso, é essencial realizar exames regulares, especialmente para pessoas com mais de 45 anos, ou que possuem fato
res de risco adicionais.
Dra. Luana detalhou os métodos de diagnóstico para diabetes, incluindo a medição da glicemia de jejum, hemoglobina glicada e teste de tolerância à glicose. Ela reforçou a importância de interpretar corretamente esses exames e estar atento aos sintomas de alerta como sede excessiva, frequente necessidade de urinar e fome intensa, que podem indicar níveis elevados de glicose no sangue.
Este episódio do “Bate-Papo das Seis” foi uma janela esclarecedora para compreender melhor a relação entre obesidade e diabetes, dois desafios de saúde pública crescentes. As informações compartilhadas pelas especialistas fornecem orientações práticas para a prevenção e gestão dessas condições, ressaltando a necessidade de uma abordagem equilibrada e informada que integre dieta, exercício e acompanhamento médico regular.
Médico Cardiologista com Mestrado em Ciências da Saúde, Medicina e Biomedicina, Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia capitulo Espirito Santo biênio 20/21 e atualmente é Diretor do Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cardiologia do Hospital Rio Doce em Linhares, Espirito Santo.
CRM-ES 11491 RQE 10191 / 13520.