Como diferenciar ataque cardíaco de outras comorbidades?
Dor no Peito ou Formigamento no Braço? Saiba Quando Procurar Ajuda
Talvez você já tenha tido uma dor no peito ou formigamento no braço e se perguntado se poderia ser algo relacionado ao coração, não é? É um questionamento interessante e pertinente, e vale muito a pena investigar.
Imagine que uma pessoa começa a sentir uma forte dor no peito, formigamento em uma ou mais partes do corpo, palpitações, dificuldade para respirar, sudorese e sensação de aperto no peito. Naturalmente, essa pessoa pode pensar: será que estou tendo um ataque cardíaco?
Sintomas a Serem Observados
Esses sintomas podem significar outras comorbidades também, pois são comuns não somente em eventos cardíacos, mas também em ataques de pânico e crises de ansiedade, por exemplo.
Quando Procurar Ajuda Médica
Uma das primeiras recomendações é procurar ajuda médica caso algum desses sintomas apareça. Se for algo relacionado ao coração, a visita ao médico e especialistas pode evitar casos mais graves. Se for algo relacionado a ataques de pânico ou crises de ansiedade, o paciente também precisa de um diagnóstico médico para receber a ajuda necessária para manter e melhorar sua qualidade de vida.
Por Que Acontece um Ataque Cardíaco?
O nosso coração trabalha sem parar para bombear sangue por todo nosso corpo. Um ataque cardíaco ocorre quando esse fluxo é interrompido, geralmente devido a um entupimento das artérias coronárias, que são responsáveis por fornecer sangue ao coração.
Ansiedade e Ataque de Pânico
A ansiedade é um distúrbio psiquiátrico que também precisa de diagnóstico médico e tratamento. Transtornos de ansiedade podem reunir diferentes tipos e condições, gerando preocupação excessiva, aflição e agonia.
O ataque de pânico é caracterizado por um momento em que a pessoa sente medos, preocupações e angústias extremas, acompanhados de sintomas emocionais e físicos, semelhantes aos de um ataque cardíaco.
Cuide da Sua Saúde
É importante estar sempre atento à nossa saúde, fazendo visitas regulares aos profissionais de saúde e zelando pelo bem-estar e qualidade de vida. Adote hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos, além de reservar momentos para relaxar!
Tag:ataquecardiaco, Infarto