Combate à Hipertensão e Dislipidemia: Mudança de Estilo de Vida para um Coração Saudável
No programa “Da Seis”, os cardiologistas Dr. Alberto Nogueira Júnior e Dr. Juliano Gama discutiram a importância do controle da hipertensão e da dislipidemia (gordura no sangue) para a prevenção de doenças cardíacas. Eles enfatizaram a relação linear entre obesidade e aumento da pressão arterial e destacaram a eficácia da perda de peso, exemplificada pela redução na necessidade de medicação em pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica.
O papel da atividade física foi ressaltado como um remédio milagroso para a saúde cardiovascular, melhorando a produção de óxido nítrico e promovendo vasodilatação, o que ajuda a reduzir a pressão arterial. Além disso, foi destacada a necessidade de cessação do tabagismo, considerando os efeitos nocivos da nicotina e outros componentes do cigarro nas artérias e na pressão arterial.
Os especialistas explicaram que a dislipidemia, ou níveis elevados de gordura no sangue, é um importante fator de risco para o entupimento das artérias do coração e pode levar a infartos e derrames. Eles alertaram sobre o perigo de alternativas como os cigarros eletrônicos, que também são prejudiciais.
O programa concluiu que a melhor abordagem para prevenir complicações cardíacas é uma mudança de estilo de vida, incluindo controle de peso, atividade física regular, alimentação adequada, e a cessação do tabagismo. Essas medidas, juntamente com o tratamento médico apropriado, podem reduzir significativamente os riscos associados à hipertensão e dislipidemia.
#SaúdeDoCoração #Hipertensão #Dislipidemia #PrevençãoCardiovascular #AtividadeFísica #NãoAoTabagismo #VidaSaudável.