Cirurgia Cardíaca pelo SUS em Linhares
Nosso ambulatório de Cirurgia Cardíaca pelo SUS funciona no Hospital Rio Doce através de livre demanda as quintas feiras a partir das 14 horas .
Nosso ambulatório de Cirurgia Cardíaca pelo SUS funciona no Hospital Rio Doce através de livre demanda às quintas-feiras a partir das 14 horas. Este serviço é fundamental para atender pacientes que necessitam de tratamentos cirúrgicos para doenças cardíacas, incluindo o implante de dispositivos como o marca-passo.
A cardiologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas ao coração e grandes vasos. Já a cirurgia cardíaca é uma subespecialidade que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças cardíacas, sendo crucial em casos onde a intervenção clínica não é suficiente.
Doenças Cardíacas
As doenças cardíacas são definidas como qualquer condição que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo. O coração, cuja função principal é impulsionar o sangue para todo o corpo, é vital para a manutenção de uma vida saudável. No entanto, os hábitos modernos, como má alimentação, sedentarismo, estresse e o uso excessivo de substâncias tóxicas (tabaco e álcool), contribuem para o desenvolvimento de patologias cardiovasculares. Além disso, algumas pessoas podem nascer com doenças cardíacas congênitas, embora a maioria das doenças cardíacas seja adquirida ao longo da vida.
Doenças cardiovasculares são mais comuns em indivíduos mais velhos e com histórico familiar, mas também podem ocorrer em pessoas mais jovens e sem antecedentes familiares. Entre as principais afecções cardíacas estão o Infarto Agudo do Miocárdio, a insuficiência cardíaca, as arritmias cardíacas e a doença arterial coronariana.
O Infarto Agudo do Miocárdio, conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando um coágulo bloqueia a passagem de sangue para uma parte do coração, geralmente levando à morte se a ajuda médica não chegar a tempo. Anualmente, milhões de pessoas em todo o mundo morrem devido a essa condição.
A insuficiência cardíaca, que pode resultar de outras doenças cardíacas como hipertensão, doença de Chagas, miocardites e doenças valvulares, impede o fluxo normal de sangue através das válvulas cardíacas, resultando em retenção de líquidos no corpo. A insuficiência cardíaca é classificada em quatro tipos: assintomática, leve, moderada e grave. Nos casos graves, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para corrigir a anomalia.
As arritmias cardíacas são caracterizadas por alterações no ritmo ou na frequência dos batimentos cardíacos, podendo ser lentas (bradicardia) ou rápidas (taquicardia). Estas condições são mais comuns com o envelhecimento e podem ser consequência de outras doenças cardíacas, infarto, ou uso de certas substâncias como fármacos, álcool e cafeína.
A doença arterial coronariana, cujo sintoma mais comum é a angina, se manifesta como um aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, acompanhado por falta de ar, sudorese, palidez e náuseas. Esta patologia é causada pelo depósito de placas de gordura nas artérias do coração, levando à obstrução dos vasos e forçando o coração a trabalhar mais para bombear sangue.
O tratamento cirúrgico dessas condições, como a implantação de um marca-passo, é realizado por profissionais certificados pelo Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular. Cirurgiões cardíacos e cardiologistas são habilitados para implantar esses dispositivos após completarem o treinamento necessário.
Nosso ambulatório no Hospital Rio Doce está preparado para oferecer atendimento de qualidade, garantindo que todos os pacientes recebam o tratamento adequado para suas condições cardíacas.