Aula 4 O Estômago
O estômago é um saco muscular, com suas camadas musculares lisas orientadas em vários planos diferentes umas das outras, as quais funcionam para misturar o bolo alimentar macerado que entra a partir do esôfago. O estômago começa a principal digestão enzimática do alimento em uma mistura semilíquida denominada quimo, que, então, passa para o duodeno.

O estômago é flexível e pode assumir uma variedade de configurações durante a digestão, dependendo das contrações das suas paredes de músculo liso e do quanto está cheio e distendido. Apesar da sua flexibilidade, ele ainda está preso superiormente ao esôfago e distalmente à primeira parte do duodeno. Tanto o estômago quanto essa parte proximal do duodeno estão suspensos em um mesentério denominado omento menor (ligamentos hepatogástrico e hepatoduodenal). Entretanto, entende-se que a maior parte do duodeno é retroperitoneal, tendo perdido seus mesentérios na maioria do seu comprimento. Atrás do estômago está a bolsa menor ou bolsa omental, um espaço que se comunica com o omento maior através do forame omental. O omento maior é todo o resto da cavidade peritoneal. A bolsa omental é um beco sem saída que se forma posteriormente ao estômago e anteriormente ao pâncreas retroperitoneal como resultado da rotação do estômago durante o crescimento diferencial no embrião.


- A mucosa do estômago é irregular, com dobras grandes e longitudinais denominadas pregas, e milhares de dobras microscópicas e fossetas gástricas revestidas com um epitélio que é constantemente renovado (colunar simples). Na base da fosseta gástrica, estão as glândulas gástricas, as quais contêm os seguintes quatro tipos celulares:
- Células mucosas : secretam muco
- Células zimogênicas (principais): situadas na região profunda das glândulas, essas células secretam principalmente pepsinogênio, o qual é convertido em pepsina somente em contato com o suco gástrico e auxilia na digestão das proteínas.
- Células parietais: principalmente encontradas no colo das glândulas gástricas; secretam ácido clorídrico (HCl) e fator intrínseco (forma um complexo com a vitamina B12 que só pode ser absorvido no íleo)
- Células enteroendócrinas: concentradas mais próximas à base das glândulas, elas secretam uma variedade de hormônios e substâncias semelhantes aos hormônios que regulam a digestão.

A hérnia de hiato é uma herniação do estômago através do hiato esofágico. Dois tipos anatômicos de hérnia de hiato são reconhecidos:
- Deslizante, rolante ou hérnia axial: compreende 95% das hérnias de hiato
- Paraesofágica ou hérnia não axial: geralmente envolve somente o fundo gástrico do estômago


As úlceras pépticas são lesões do GI, que podem se estender através da lâmina muscular da mucosa e têm a possibilidade de regredir, diminuindo as lesões (podem ir e vir). A exposição ao ácido gástrico e pepsina, aspirina, álcool e a infecção por Helicobacter pylori (aproximadamente 70% das úlceras gástricas) são fatores comuns de agravamento.

