Aula 3 Néfron
Os néfrons diferem um pouco em estrutura dependendo da sua localização; os néfrons corticais possuem os seus glomérulos nos córtex superior e médio; geralmente apresentam alças de Henle curtas (túbulos que diluem a urina, mas não a concentram) em contraste com os néfrons justamedulares, que possuem alças de Henle longas que se estendem profundamente dentro da medula interna. Os néfrons justamedulares contam somente cerca de 10% a 15% dos néfrons totais no rim, sendo importantes para a concentração da urina.
Cada néfron, que é a unidade funcional do rim que produz o ultrafiltrado do plasma sanguíneo e eventualmente forma a urina, consiste nos seguintes elementos:
- Glomérulos: um tufo de capilares formados pelas arteríolas aferentes, que é envolvido pela cápsula glomerular, sendo responsável pela filtração do plasma.
- Túbulo contorcido proximal (TCP): conectado ao glomérulo, ele recebe o ultrafiltrado e o transporta para a alça de Henle.
- Alça de Henle: consiste em um túbulo longo único de espessura variável, sendo revestido por células epiteliais que estão envolvidas na reabsorção e na secreção ao longo da extensão
do túbulo - Túbulo contorcido distal (TCD): recebe o líquido tubular remanescente da alça de Henle, monitora a sua osmolaridade e transporta o líquido para o ducto coletor.
- Ducto coletor: porção terminal do néfron onde a concentração final da urina é “finamente ajustada” antes que ela seja transportada para os cálices menores.


Os glomérulos filtram o plasma. Este ultrafiltrado é desprovido de células e virtualmente de todas as proteínas (pelo menos elas são menores em tamanho que a albumina). O endotélio do glomérulo é fenestrado, mas previne a passagem de células sanguíneas. Os podócitos envolvem o endotélio fenestrado e mantêm as proteínas que foram filtradas.
Adjacente à arteríola aferente, que libera o sangue para os glomérulos, está uma especialização da parede do TCD denominada mácula densa, que monitora o NaCl no líquido do TCD e, se a sua concentração abaixa, estimula a liberação de renina pelas células justaglomerulares, que posteriormente causa um aumento na angiotensina II e aldosterona (sistema renina-angiotensina-aldosterona [SRAA]). Estes hormônios estimulam a reabsorção de NaCl e de água pelo néfron (angiotensina II age no túbulo proximal, e a aldosterona age no ducto coletor). As células justaglomerulares adjacentes à macula densa do TCD também monitoram a pressão sanguínea na arteríola aferente e,
se ela abaixa, liberam renina para elevar a pressão sanguínea via sistema SRAA e atividade simpática.