Aula 4 Função Tubular Renal
Filtração Glomerular:
O volume do líquido filtrado pelo glomérulo renal por tempo de unidade é denominado taxa de filtração glomerular (TFG). Lembre-se que, em uma pessoa mediana, cerca de 180 L de líquido é filtrado por dia (125 mL/minuto), e observe que cerca de 3 L do nosso volume total de sangue é de plasma, o que significa que os rins filtram o plasma sanguíneo aproximadamente 60 vezes por dia! A quantidade de sangue liberado pelo glomérulo, ou que sai dele, é controlada por mecanismos hormonais e neurais que agem nas arteríolas aferentes e eferentes.
Reabsorção Tubular:
Uma vez que o ultrafiltrado do plasma entre no TCP, ele é modificado pelos túbulos renais, como resumido na seguinte:
A reabsorção ocorre por difusão e por transporte mediado. Por exemplo, muitas substâncias são reabsorvidas combinadas ao sódio (cotransporte). Exceto na porção descendente da alça de Henle, o sódio é ativamente reabsorvido em todas as regiões tubulares, e a reabsorção da água ocorre por difusão, sendo dependente da reabsorção do sódio. Aproximadamente dois terços do sódio e da água são reabsorvidos pelo túbulo contorcido proximal; na verdade, a reabsorção tubular é geralmente alta para nutrientes, íons e água, porém mais baixa para restos metabólicos, tais como ureia (observe na tabela anterior: reabsorção de 44%).
Secreção Tubular:
A secreção tubular envolve um processo em que as substâncias nos capilares que são paralelos aos túbulos renais, se difundem ou são ativamente transportadas para a luz dos túbulos. As substâncias secretadas importantes incluem:
- Íons de hidrogênio
- Potássio
- Ânions orgânicos tais como colina e creatinina (restos metabólicos do músculo)- um íon (átomo ou grupo de átomos) que possui carga elétrica negativa por ter ganho elétrons a mais do que os prótons em seu núcleo.
- Substâncias químicas estranhas
Sódio Renal e Regulação Hídrica:
A filtração do sódio é regulada no glomérulo pelo reflexo do barorreceptor, e sua reabsorção é regulada no túbulo pela aldosterona (secretada pelo córtex da glândula suprarrenal) que estimula a sua reabsorção. Outros fatores também possuem funções, mas a reabsorção da água está ligada ao movimento do sódio até que ela alcance o sistema de ductos coletores, onde, então, a água fica sob o controle da vasopressina (hormônio antidiurético, ADH). Níveis baixos de ADH resultam em uma urina diluída (excreção da água), enquanto que níveis altos de ADH ativam os canais de água (denominados aquaporinas) que reabsorvem a água e criam uma urina concentrada.
Os rins também possuem uma importante função na seguinte regulação:
- A retenção de água é facilitada pelo ADH e pelo sistema multiplicador contracorrente (vasos retos renais), que cria um líquido intersticial que é hiperosmótico
- Os níveis de potássio, ambos pela reabsorção e secreção tubulares
- A homeostase do cálcio e da vitamina D de acordo com o hormônio da glândula paratireoide
- A regulação homeostática da concentração plasmática do íon hidrogênio (balanço ácido-base) de acordo com o sistema respiratório
- Regulação da concentração de bicarbonato e a geração de novos bicarbonatos pela produção e excreção de amônia

