Back

Aula 24 – Plexo Lombar

O plexo lombar é formado pelos ramos primários anteriores dos nervos espinais L1-L4. Os principais componentes motores desse plexo estão incluídos nos seguintes nervos:

 

  • Nervo femoral: a partir de L2-L4, ele inerva os músculos anteriores da coxa (predominantemente os extensores do joelho)
  • Nervo obturatório: a partir de L2-L4, ele inerva os músculos mediais da coxa (predominantemente os adutores do quadril)
  • Nervo genitofemoral: motor para o músculo cremaster (uma cobertura para o funículo espermático) nos homens, e sensitivo para a região anteromedial da coxa em ambos os sexos.

 

Um grande tronco nervoso a partir da porção inferior do plexo lombar, denominado tronco lombossacral, continua dentro da pelve e se junta aos ramos anteriores dos nervos sacrais para formar o plexo sacral (L4-S4). Os nervos desses dois plexos inervam os músculos da pelve, períneo e todos os músculos dos membros inferiores.

 

Os componentes sensitivos do plexo lombar inervam a região inguinal, a virilha e os aspectos medial, anterior e lateral da coxa, assim como a região anteromedial da perna e do tarso.

1. Ilio-hipogastrico: amplamente sensitivo para a região inguinal, mas fornece algumas fibras motoras para vários músculos da parede do abdome ( obliquo interno do abdome e transverso do abdome) 2. Ilioinguinal: amplamente sensitivo para a região inguinal e genitais externos, mas fornece algumas fibras motoras para os mesmos musculos abdominais listados acima 3. Genitofemoral: motor para o músculo cremaster nos homens e sensitivo para a região anteromedial da coxa em ambos os sexos 4. Nervo cutâneo femoral lateral: amplamente sensitivo para a lateral da coxa. 5. Femoral: motor para os musculos do compartimento anterior da coxa e sensitivo para região anterior da coxa, anteromedial da perna e tornozelo; passa profundamente ao ligamento inguinal. 6. Obturatório: motor para os músculos do compartimento medial da coxa e sensitivo para a região medial da coxa; passa através do forame obturado para entrar na região medial da coxa.

 

1. Ilio-hipogastrico: amplamente sensitivo para a região inguinal, mas fornece algumas fibras motoras para vários músculos da parede do abdome ( obliquo interno do abdome e transverso do abdome) 2. Ilioinguinal: amplamente sensitivo para a região inguinal e genitais externos, mas fornece algumas fibras motoras para os mesmos musculos abdominais listados acima 3. Genitofemoral: motor para o músculo cremaster nos homens e sensitivo para a região anteromedial da coxa em ambos os sexos 4. Nervo cutâneo femoral lateral: amplamente sensitivo para a lateral da coxa. 5. Femoral: motor para os musculos do compartimento anterior da coxa e sensitivo para região anterior da coxa, anteromedial da perna e tornozelo; passa profundamente ao ligamento inguinal. 6. Obturatório: motor para os músculos do compartimento medial da coxa e sensitivo para a região medial da coxa; passa através do forame obturado para entrar na regi]ao medial da coxa.

 

Várias lesões nos membros inferiores podem resultar em dano de um ou mais dos grandes nervos que inervam os músculos da coxa. (As condições resultantes farão mais sentido se forem revisados também os compartimentos musculares do membro inferior).

Alguns exemplos incluem:

  • Nervo femoral: o dano resulta em uma habilidade diminuída de estender o joelho. Um paciente pode ter de empurrar a sua coxa anterior, quando colocar o seu membro afetado no chão, durante a caminhada para “forçar” o joelho para uma posição estendida.
  • Nervo obturatório: o dano resulta em uma habilidade diminuída de adução do quadril. O nervo obturatório está situado abaixo de várias camadas de músculos e está bem protegido na coxa, exceto se cortado através de uma laceração profunda. A maioria das lesões do nervo ocorre conforme ele passa através da pelve (p. ex., trauma pélvico de acidentes de automóvel).

-Médico Especialista em Clínica Médica e Cardiologia com Mestrado em Ciências da Saúde - Medicina & Biomedicina
- Professor Universitário - Cadeira de Ciências Morfofuncionais aplicadas à Clínica na Universidade Anhanguera e UVV. - Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia capitulo Espirito Santo 20/21. Membro da Equipe de Cardiologia do Hospital Rio Doce, Hospital Unimed Norte Capixaba e Hospital Linhares Medical center. CRM-ES 11491 RQE 10191 - RQE 13520

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *