Aula 1 – Visão Geral do Sistema Respiratório
O sistema respiratório fornece o oxigênio ao corpo para suas necessidades metabólicas e elimina o dióxido de carbono. Estruturalmente, o sistema respiratório está composto de:
- Nariz e seios paranasais
- Faringe e suas subdivisões: parte nasal da faringe, parte oral da faringe e parte laríngea da faringe
- Laringe
- Traqueia
- Brônquios, bronquíolos, ductos e sáculos alveolares e alvéolos
- Pulmões
Funcionalmente, o sistema respiratório realiza cinco funções básicas:
- Filtra, umidifica e movimenta o ar para dentro e para fora dos pulmões
- Proporciona uma grande área de superfície para a troca gasosa com o sangue
- Ajuda a regular o pH dos fluidos corporais
- Participa na vocalização
- Ajuda o sistema olfatório na detecção de odores
Histologicamente, o epitélio respiratório é, em grande parte, do tipo epitélio ciliado pseudoestratificado colunar com poucas exceções (as pregas vocais e a epiglote apresentam um epitélio pavimentoso estratifi cado, e a transição para os bronquíolos terminais ocorre do epitélio respiratório para o epitélio cúbico simples). Os alvéolos são revestidos por células pavimentosas muito finas (pneumócitos tipo I) e células cúbicas simples (pneumócitos tipo II que secretam surfactante).
O revestimento epitelial do trato respiratório é importante no aquecimento, na umidificação e na filtração do ar antes de ele alcançar os sensíveis alvéolos pulmonares. Uma rica rede vascular ajuda no aquecimento do ar, enquanto o epitélio ciliado e a presença das células mucosas (células caliciformes) ajudam a umidificar o ar e a capturar partículas, que, em seguida, são “jogadas” para fora pelos cílios a fim de serem engolidas ou expectoradas.

