Anticoagulação Oral. Marevan, O que Preciso Saber?
O que é anticoagulação oral e qual sua importância?
A coagulação sanguínea é a capacidade do sangue em passar do estado líquido para um estado sólido ou semi – sólido resultando no coágulo. Muitas vezes, este coágulo se forma dentro do coração ( devido a arritmias cardíacas ou dilatações do coração), em vasos como as veias ( trombose venosa) ou em válvulas cardíacas artificiais, podendo se desprender e migrar para algum outro órgão interrompendo o fluxo de sangue e causando doenças graves a depender do sistema acometido.
Caminho do Coágulo :
1.Obstruções das Artérias do Cérebro causando o Derrame ou Acidente Vascular Cerebral ( AVC);
- Deslocando das Veias dos membros para as Artérias dos Pulmões ocasionando Embolia Pulmonar;
- Interior do coração para Artérias dos membros ( braços e pernas) ocasionando Isquemia Arterial Periférica ou para artérias do cérebro causando o AVC ou outros órgãos.
Portanto a anticoagulação atua diminuindo as chances de formação de coágulos sanguíneos nestas estruturas e consequentemente reduz a frequência das obstruções acima relatadas.
- Quais os Medicamentos utilizados na Anticoagulação Oral?
Para aqueles pacientes com riscos aumentado para formação de coágulos e em que os médicos prescreveram anticoagulação oral, os medicamento mais utilizados são a varfarina ( Nomes Comerciais: Marevan e Coumadin) e a femprocumona ( Nome comercial: Marcoumar)
- Porque devo coletar Exames de Sangue para Controlar a Dose do Marevan?
A dose dos anticoagulantes orais é variável para cada pessoa e apresenta interações com outras medicações e alimentações, necessitando de testes freqüentes para avaliar a dose individualizada ( cada pessoa tem sua quantidade ideal) . Começam a fazer efeito após 24 horas de sua ingestão inicial, porém a sua ação total só é plenamente percebida após 5 a 7 dias do seu inicio. Sua ação é avaliada através da coleta de amostra de sangue e dosagem do Tempo de Protrombina ( comumente chamado de TP, TAP associado ao INR). Porém, como mencionamos acima, sua coleta deve ser realizada pelo menos após 5 dias do inicio do medicamento para refletir o efeito pleno da medicação e após alcançado o efeito esperado será repetido conforme a solicitação do seu médico, pois a dose pode variar até mesmo na mesma pessoa no decorrer do tempo.
- Qual o valor laboratorial ideal para estar anticoagulado?
Na maioria dos casos o objetivo laboratorial da anticoagulação é atingir um INR ou RNI entre 2,0 e 3,0. Esse valor pode variar um pouco mais ou um pouco menos dependendo do risco de sangramento comparados com o risco de formação de coágulos a ser julgado pelo seu médico.
- Qual o melhor horário para tomar os anticoagulantes Orais?
Sugerimos a ingestão do medicamento por volta das 18 horas, o que favorece a coleta do sangue, quando necessário, as 10 horas do dia seguinte.
- Quais alimentos interferem com os Anticoagulantes Orais?
Os anticoagulantes Cumarínicos ( Varfarina e femprocumona) agem reduzindo a atividade da Vitamina K. Para o controle adequado da anticoagulação é importante manter estável a quantidade de ingestão desta vitamina, pois o medicamento foi ajustado para esta quantidade. Muitos alimentos contêm Vitamina K em diferentes proporções que devem ser conhecidos profundamente pelos pacientes. A recomendação é que se evitem alimentos ricos em vitamina K e caso sejam ingeridos, é necessário que seja em pequenas quantidades, de forma regular e constante para que a dose dos anticoagulantes seja suficiente e se evite perda do efeito ou até sangramento. Resumindo, o pior será ingestão de alimentos ricos em Vitamina K de maneira irregular.
Por Exemplo: Se a dose de Marevan de 5mg mantém seu RNI adequado com a ingestão de 2 folhas de aface diariamente, caso você pare de comer alface vai perceber que seu sangue ficará com maior facilidade de sangramento e a dose de 5 mg estará alta para a nova quantidade de vitamina K. Portanto, pode-se ter uma dieta com quantidade reduzida de folhas verdes, porém esta ingestão deve ser constante e regular.
- Quais medicamentos alteram a ação dos Anticoagulantes?
Sempre que for prescrito algum medicamento diferente, sempre mencione ao médico que você usa anticoagulantes, pois muitos medicamentos interferem no seu efeito e caso esteja na lista abaixo e caso seja um consumo mais prolongado, comunique ao médico responsável pelo ajuste dos anticoagulantes.
ORIENTAÇÕES FINAIS:
- Evitar Atividades com risco de sangramento.
- Não retirar cutículas ou retira-las com muito cuidado.
- Evitar atividades de risco para acidentes e quedas. Maior chance de sangramentos graves.
- Caso haja sangramentos ou manchas arroxeadas extensas comunicar imediatamente médico assistente.
- Realizar dosagem de RNI,INR /TAP de acordo com orientações do médico e comunicar o resultado ao médico para realização de ajuste caso seja necessário.
- Em caso de cirurgias ou tratamentos dentários com possibilidade de sangramentos, procurar ambulatório para orientações adicionais.
Hoje existem os novos anticoagulantes orais – Rivaroxabana, apixabana, dabigatrana e endoxabana que utilizam mecanismos diferentes. Procure seu médico para mais orientações.
Referência: Blog Cardiopappers .
- As informações apresentadas aqui são para fins informativos e educacionais, e não devem ser consideradas como aconselhamento médico. Não substitui a orientação personalizada de profissionais de saúde. Portanto, é fundamental consultar o seu médico para uma avaliação adequada, diagnostico, orientações e tratamento.
Dr. Dário Santuchi
Médico (CRM-ES 11491), Especialista em Clinica Médica e Cardiologia (RQE 10191 / 13520), Mestrado em Ciências da Saúde é Diretor do LMC – Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cadeira de Cardiologia do Fundação Beneficente Rio Doce