Ansiedade – Principais sintomas e tratamentos
O dia a dia nos coloca em contato com diversas situações tensas e estressantes o tempo todo – uma entrevista de emprego, uma prova na faculdade ou até mesmo a demora na fila em um banco.
A ansiedade é uma emoção natural do nosso corpo frente a situações como essas. O sistema nervoso autônomo prepara o corpo para que ele fique alerta, como se fosse fugir de um perigo, aumentando a produção de adrenalina no nosso organismo.
A ansiedade deixa de ser algo natural, quando passa a acontecer de forma constante e persistente, em diversos tipos de situações, afetando trabalho, estudo e vida social. Neste ponto, a ansiedade passa a ser tratada como uma doença: o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG).
Conheça os principais sintomas:
-
Constante tensão e nervosismo.
-
Problemas de concentração.
-
Medo constante.
-
Preocupação excessiva.
-
Tensão muscular.
-
Boca seca.
-
Sensação de fraqueza ou fadiga.
-
Aumento da frequência cardíaca.
Como faço para diferenciar a ansiedade do TAG?
O ideal é que se procure ajuda psiquiátrica e psicológica quando começar a notar que a ansiedade tem se tornado constante e que os sintomas são frequentes, afetando suas atividades do dia a dia.
As pessoas que sofrem com o Transtorno da Ansiedade Generalizada, geralmente, veem sua rotina ser afetada pelo medo, preocupação, tensão e sintomas físicos, que podem acontecer. Essas pessoas tendem a deixar de fazer algumas atividades que percebem que podem funcionar como “gatilho” para uma crise de ansiedade.
Tratamento e mudança de hábitos
O tratamento, na maioria das vezes, está associado ao acompanhamento psiquiátrico e psicológico, com a realização de terapia e prescrição de medicamentos. O ideal é que cada caso seja avaliado em sua individualidade para que o melhor tratamento para o paciente seja estabelecido. Por isso, quando perceber qualquer sintoma, procure ajuda.
Alguns hábitos contribuem para que os sintomas da ansiedade sejam amenizados. São eles:
-
Prática regular de atividades físicas.
-
Alimentação equilibrada e saudável.
-
Momentos de lazer e relaxamento.
-
Ter um sono de qualidade.
-
Aprender a controlar a respiração.
Tag:Ansiedade