O encéfalo e a medula espinal são revestidos por três membranas, denominadas meninges, e são banhados pelo líquido cerebrospinal (LCS).
O LCS preenche um espaço, denominado espaço subaracnóideo, que está situado entre as camadas das
meninges aracnoide-máter e pia-máter. Dessa forma, o LCS circula através dos ventrículos encefálicos e, depois, tem acesso ao espaço subaracnóideo pelas aberturas lateral e mediana, onde ele flui ao redor e sobre o encéfalo e a medula espinal para se estender mais caudalmente do saco dural ao nível da vértebra
S2.
Enquanto o LCS é secretado pelos plexos corióideos, ele é amplamente absorvido pelas granulações aracnóideas associadas ao seio sagital superior (seio venoso da dura-máter), e, em menor grau, pelas pequenas veias na superfície da pia-máter por todo o SNC. As granulações aracnóideas são tufos da aracnoide–máter que se estendem através de fendas na camada dura-máter, as quais formam os seios venosos da dura-máter, e atuam como válvulas unidirecionais, que fornecem LCS para o interior do sangue venoso do seio.
1. Dura-máter – Uma cobertura externa espessa que é ricamente inervada por terminações nervosas sensitivas. 2. Aracnoide-mater – uma membrana fina, semelhante a uma teia, que é avascular e está situada diretamente abaixo da dura-máter. 3. Pia-Máter: Uma camada interna transparente, delicada, que reveste intimamente a medula espinal1. Dura-Máter: Uma cobertura externa espessa que é ricamente inervada por terminações nervosas sensitivas. 2. Aracnoide-máter: uma membrana fina. semelhante a uma teia, que é avascular e está situada diretamente abaixo da dura-máter 3.Pia-máter: uma camada interna transparente, delicada, que reveste intimamente a medula espinal.4. Pia-máter revestindo o cérebro. 5. Aracnoide-máter e suas granulações ( vilosidades) 6. Dura-Máter com fendas para criar o seio venoso. 7. Sangue venoso no seio sagital superior: observe as conexões com as pequenas veias emissárias que passam do couro cabeludo através dos ossos do crânio para se juntar ao seio.
O LCS pode ser coletado e examinado clinicamente através da realização de uma punção lombar (spinal tap). Uma agulha é inserida no espaço subaracnóideo da cisterna lombar, na linha mediana entre os processos espinhosos das vértebras L3–L4 ou L4–L5 para evitar acertar a própria medula espinal (a medula termina aproximadamente nas vértebras L1–L2).
Além disso, os agentes anestésicos podem ser administrados no espaço extradural (acima da dura-máter) para anestesiar diretamente as fibras nervosas da cauda equina. Os anestésicos extradurais infiltram-se no saco dural para alcançar a raiz do nervo e são geralmente administrados nos mesmos níveis que a punção lombar.
medula espinal (a medula termina aproximadamente nas vértebras L1–L2).
Meningite é uma condição grave definida como uma inflamação da aracnoide e da pia-máter. Ela resulta, na maioria das vezes, de causas bacterianas ou assépticas. As causas assépticas incluem infecções virais, reações a medicamentos e doenças sistêmicas. Pacientes com meningite geralmente se apresentam com os seguintes sintomas:
• Dor de cabeça • Febre • Convulsões • Pescoço rígido e doloroso
O diagnóstico é feito por meio da punção lombar e análise do líquor (LCR – líquido cefalorraquidiano).
Figura A: A infecção das leptomeninges geralmente ocorre por via hematogênica, mas também pode ser direta a partir dos seios paranasais, ouvido médio, células mastoides ou por vazamento de líquor devido a defeito na lâmina cribriforme ou por seios dérmicos. Figura B : Inflamação e processo supurativo na superfície das leptomeninges do cérebro e da medula espinhal.
Médico Cardiologista com Mestrado em Ciências da Saúde, Medicina e Biomedicina, Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia capitulo Espirito Santo biênio 20/21 e atualmente é Diretor do Hospital Linhares Medical Center e Titular da Cardiologia do Hospital Rio Doce em Linhares, Espirito Santo.
CRM-ES 11491 RQE 10191 / 13520.
O plexo sacral é formado pelos ramos primários anteriores dos nervos espinais L4-S4. Os principais componentes motores do plexo sacral estão resumidos na tabela. Em geral, o plexo sacral inerva: Os músculos que formam as paredes e o assoalho …
O plexo lombar é formado pelos ramos primários anteriores dos nervos espinais L1-L4. Os principais componentes motores desse plexo estão incluídos nos seguintes nervos: Nervo femoral: a partir de L2-L4, ele inerva os músculos anteriores da coxa (predominantemente os …
O plexo braquial é formado pelos ramos primários anteriores dos nervos espinais C5-T1. Esse plexo consiste nos componentes: Raízes: cinco ramos primários anteriores de C5-T1 formam as “raízes” do plexo Troncos: as cinco raízes organizadas em três troncos, denominados …